3.6.08

Hologramas poderão substituir videoconferências

A empresa australiana Telstra demonstrou uma tecnologia que pode mudar a forma como videoconferências são feitas. O presidente de tecnologia da companhia, Hugh Bradlow, conduziu uma apresentação ao vivo e à distância por meio de uma reprodução holográfica.

A transmissão lembra vários momentos da série de filmes Guerra nas Estrelas (Star Wars). Uma das cenas mais marcantes do episódio O Império Contra-Ataca, por exemplo, é a conversa holográfica entre Darth Vader e o Imperador. Como a tecnologia já está arraigada na cultura popular há pelo menos três décadas devido aos filmes de ficção científica, estima-se que será um sucesso de vendas.

O site The Inquirer explicou que Bradlow utilizou uma câmera de vídeo de alta definição para se filmar e através da rede enviou o sinal para um sistema de projeção inteligente que criou o holograma.

Bradlow ainda podia ver os participantes da conferência através de um grande painel, como se todos estivessem de verdade na mesma sala.

Ao jornal The Sydney Morning Herald, Bradlow explicou que a tecnologia pode ser aplicada a diversos setores, em ramos como educação, entretenimento e meios de comunicação, em um modelo de sistema que se espalhará por todos os tipos de negócios.

Ainda que tenha sido demonstrada, a tecnologia ainda deve demorar quatro ou cinco anos para estar disponível comercialmente e, posteriormente, atingir o mercado doméstico. Apesar da tecnologia já estar sendo considerada como pronta, a espera acontecerá para que a velocidade de conexão adequada e o custo da tecnologia estejam mais acessíveis.

Nenhum comentário: