21.6.08

Novo aparelho faz as compras do supermercado

Os produtos são reconhecidos pelo código de barras


Uma empresa norte-americana lançou um aparelho que promete transformar a tarefa de planejar e fazer compras em algo tão simples que levaria menos de 10 minutos por semana.

O Ikan é um dispositivo completo, que organiza a lista do supermercado, programa as encomendas e efetua a compra dos produtos que serão entregues em casa.

Equipado com um leitor de código de barras, o aparelho tem uma antena wireless que o conecta ao computador do usuário. Quando um produto termina - uma caixa de leite, por exemplo -, antes de jogá-lo no lixo o usuário passa o código de barras sob o leitor, e o Ikan identifica o item em seu banco de dados, incluindo-o na lista de compras.

Na data determinada pelo usuário para "ir ao supermercado", o aparelho manda um e-mail com o lembrete. Conectado às lojas credenciadas, ele confirma o pedido e escolhe se quer buscar na loja ou receber em casa.

Para os produtos que não têm código de barras - como frutas, por exemplo -, o Ikan oferece um gravador de voz para que o usuário registre e salve o item em sua conta.

Se o usuário prefere fazer as compras pessoalmente, pode imprimir a lista de qualquer computador, pois os dados ficam registrados em uma conta online.

O Ikan também promove a preservação do meio-ambiente, por meio de uma função para reciclagem. Quando um produto que está sendo descartado é passado pelo leitor, o aparelho avisa se a embalagem é reciclável e em que categoria de reciclagem se encaixa.

O aparelho é vendido somente para os Estados Unidos pelo site www.ikan.net, e custa US$ 399 (cerca de R$ 640).

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2962319-EI4799,00.html

Nenhum comentário: