A polícia britânica anunciou ontem a prisão dos seis suspeitos de ser usuários do serviço de compartilhamento de arquivos P2P OiNK.cd, fechado em outubro do ano passado. Uma mulher de 28 anos e cinco homens, entre 19 e 33 anos, foram presos na semana passada no norte da Inglaterra, na região de Cleveland.
Todos eles devem abrir seus nomes de usuários e senhas para a polícia, que deverá investigar suas atividades de download. Caso não cumprirem a intimação, podem ser condenados a penas de até cinco anos de prisão, por fraude e violação de direitos autorais. O Ato de Regulamentação de Poderes Investigatórios permite que a polícia force os usuários a abrir as senhas.
O OiNK.cd era um serviço BitTorrent em que os usuários pagavam mensalidade para baixar músicas e vídeos ilimitadamente. Seu dono era Alan Ellis, de 24 anos, funcionário de TI de uma multinacional química em Middlesbrough que, segundo a polícia, arrecadava centenas de milhares de libras esterlinas todo mês. Ele continua sob inquérito policial, que foi prorrogado até 1º de julho.
O fechamento do serviço, em outubro de 2007, rendeu protestos bem-humorados dos usuários. Vários compuseram músicas e postaram vídeos para reclamar da indústria fonográfica.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062008/03062008-7.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário