10.7.08

Brasileiros vencem Copa do Mundo da computação na França

Duas equipes brasileiras foram campeãs nesta terça (8), na França, no último dia do torneio Imagine Cup 2008, promovido pela Microsoft e considerado a Copa do Mundo da computação.

A equipe Mother Gaia Studio, formada por estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), levou o prêmio de Desenvolvimento de Jogos. O time Écologix foi o vencedor na categoria Melhor Projeto de Interoperabilidade. A Écologix tem estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP).

A equipe Mother Gaia utilizou a ferramenta de criação XNA, da Microsoft, para produzir o jogo "City rain", que propõe a criação de uma cidade que respeite as questões ambientais. Uma versão do jogo está disponível no site http://www.cityra.in. A equipe diz que vai investir o prêmio de US$ 25 mil para produzir o próximo jogo.

"Estamos muito orgulhosos de poder representar o País. Este reconhecimento não é só para a equipe, é de todos os que nos ajudaram, da Unesp e do pessoal de Bauru", disse Guilherme Campos, da Mother Gaia.

O projeto Ecologger, vencedor como Melhor Projeto de Interoperabilidade, foi desenvolvido pelos brasileiros da Écologix. A proposta da equipe é integrar a circulação de informações que possam atender às necessidades dos cidadãos, reunindo aparelhos móveis, internet e até TV digital.

Solução tecnológica

A Imagine Cup é realizada anualmente e propõe a estudantes o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas a situações práticas. Pela quarta vez consecutiva, o Brasil teve o maior número de inscritos: 63 mil estudantes.


Na final em Paris, 370 estudantes disputaram os prêmios nas categorias Projeto de Software, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Jogos, "Projeto Hoshimi", IT Challenge, Algoritmo, Fotografia, Filme de Curta-Metragem e Design de Interfaces.


A próxima edição da competição será realizada no Cairo, no Egito. As inscrições estão abertas a partir desta terça (8) no site http://www.imaginecup.com.


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL639935-6174,00.html

Nenhum comentário: