26.7.08

China supera EUA em audiência na internet



O total de internautas na China superou os Estados Unidos e é a maior audiência do mundo.

Agora são 253 milhões de usuários da rede, segundo informações do governo divulgadas nesta sexta-feira (25/07).

A última pesquisa a respeito do uso da internet no país, do final de junho, mostra um crescimento de 56% em relação ao ano passado, de acordo com o Centro de Informação de Rede de Internet na China (da sigla em inglês CNNIC). O estudo também revelou que apenas 19,1% dos cidadãos chineses têm acesso a rede, portanto, há um mercado potencial muito grande a ser explorado.

Nos EUA, estima-se que existam 223,1 milhões de usuários de internet, segundo pesquisa da Nielsen Online, publicada em junho. O centro de investigação Pew Internet and American Life Project afirma que a penetração da rede no país é de 71%.

“Esta é a primeira vez que a audiência na China ultrapassou a nos Estados Unidos, se tornando a maior do mundo”, disse a CNNIC em comunicado.

O governo comunista encoraja o uso da internet para os negócios e a educação, mas tenta impedir o acesso a websites considerados pornográficos ou subversivos. Internautas já foram presos por divulgarem na rede conteúdos que criticam o comunismo ou que são julgados violação de leis nacionais de segurança.

Associated Press

Nenhum comentário: