21.7.08

Cientistas apresentam projeto de trem que flutua no interior de SP

Um trem que flutua é a proposta de pesquisadores brasileiros para melhorar o trânsito nas grandes cidades. O projeto foi apresentado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Campinas, a 93 km de São Paulo.

O mesmo efeito físico que faz um pequeno bloco de cerâmica levitar sobre um imã pode fazer um trem deslizar. Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio líquido a menos de 200º C. Em contato com a base de imã, ganham poderes magnéticos que fazem vagões inteiros levitar.

Projetos parecidos já viraram realidade no Japão e na Alemanha. Mas o formato brasileiro, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro é inédito no mundo. A forma de sustentação é diferente: auto-sustentável, mais simples, apenas com o diamagnetismo, enquanto os outros precisam de alguma sustentação extra.

Os cientistas acreditam que o projeto pode revolucionar o sistema de transporte no Brasil. Entre as vantagens estão o baixo custo de implantação, um sistema ecologicamente correto e o menor consumo de energia.

Mais leves e compactos, os trens voadores podem ser adaptados com facilidade aos contornos urbanos. Uma ótima alternativa ao metrô. Custariam apenas um terço do valor e consumiriam só 4% da energia. Sem ruídos e nem emissão de poluentes.

“Uma vez levitando, sem atrito, eu preciso apenas de um empurrão inicial”, explicou o pesquisador Richard Stephan.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL650577-5605,00.html

Nenhum comentário: