23.7.08

RJ lança projeto de Internet sem fio na praia de Copacabana

O governo do Estado do Rio de Janeiro inaugura na terça-feira um serviço de acesso sem fio à Internet montado na orla da praia de Copacabana. O acesso vai cobrir toda a avenida Atlântica, de cerca de quatro quilômetros de extensão.

O cronograma de implantação do projeto, chamado de Orla Digital, prevê duas etapas. A primeira ocorre em 22 de julho e a segunda no fim de agosto.

"Será verificada a demanda do serviço na primeira etapa, para que ajustes finos e demais correções possam ser realizados, a fim de manter a qualidade em toda a orla", informou o governo do Estado em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira.

Representantes dos Laboratórios de Redes de Alta Velocidade (Ravel) e Computação Paralela (LCP), do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, e da secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro não estavam imediatamente disponíveis.

A cobertura do sinal na orla será formada por quatro células de comunicação em malha interligadas. O acesso sem fio à Web disponível na avenida poderá alcançar ainda trechos de algumas ruas transversais próximas à orla.

"A implantação dessa tecnologia de ponta traz benefícios para várias áreas, como turismo, segurança, ensino e comércio. Será possível, por exemplo, para um comerciante comprar e vender seus produtos pela rede, diminuindo, dessa forma, seus custos em até 20 por cento", informou no comunicado o secretário de Tecnologia do Rio, Alexandre Cardoso.

O projeto foi lançado em janeiro deste ano e conta ainda com verba da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e apoio da prefeitura carioca.

Projetos semelhantes já foram implantados em outras cidades brasileiras como Belo Horizonte e Porto Alegre. Em março do ano passado, a Anatel lançou regras que facilitam a oferta de acesso à Web à população pelas prefeituras.

(Por Alberto Alerigi)

Nenhum comentário: