24.7.08

Web e celular facilitam pedidos em rede de fast food

Redes de lanches rápidos estão cada vez mais adicionando recursos tecnológicos que, embora facilitem o pedido e o pagamento, fazem com que os consumidores se movimentem cada vez menos. Na Argentina, a rede McDonalds passou a oferecer recentemente um serviço parecido com o que já possuía no Brasil, o "McEntrega". A diferença é que, em vez de pedir pelo telefone para um funcionário do restaurante, usa-se um site - acessado pelo telefone celular - que automatiza o processo.

A tecnologia emprega um aplicativo em Java para dispositivos móveis, e é possível solicitar entregas para virtualmente qualquer lugar. Para fazê-lo é necessário baixar o aplicativo, chamado de Wi-Buy, apontando o navegador para http://wap.mcdonalds.com.ar. Em seguida há um processo de registro no qual é necessário discar um número e fornecer o endereço de entrega, endereço residencial e telefone. Com isso é fornecido um login para ser utilizado tanto no site na Internet como no programa em Java.

O processo da compra é semelhante ao utilizado no site, e ao final é possível escolher a forma de entrega, que varia desde o convencional motoboy até a inusitada entrega à pé ou de bicicleta realizada por funcionários da unidade mais próxima ao endereço. O site The Inquirer (em inglês) testou o sistema.

A idéia não é exatamente nova. Desde 2007 há um sistema de pedidos um tanto diferente implementado por algumas unidades coreanas da rede Mc Donald's. Os lanches podem ser comprados diretamente da mesa utilizando o celular, não sendo necessário nem dirigir-se ao caixa para efetuar o pagamento, que é realizado através do sistema de cobrança também implementado nos aparelhos móveis.

O sistema coreano funciona com sensores RFID dispostos nos móveis do local. Ao chegar ao restaurante, um adaptador é conectado ao aparelho celular para que a comunicação possa ser estabelecida e o pedido realizado. Assim que a refeição estiver pronta é enviado um SMS para que ela seja retirada, como conta o EngagetMobile.


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