A "eCars" é uma comunidade finlandesa na web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano.
O fórum alega ser o primeiro do tipo no mundo, e deseja oferecer uma alternativa ao que seus membros percebem como lentidão nos setores de petróleo e automóveis.
O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de "código aberto" como o sistema operacional Linux, criado por um finlandês e que hoje desafia o domínio da Microsoft.
"Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos", disse Jukka Jarvinen, um participante do projeto, que acrescentou que esquema semelhante estava sendo lançado na Dinamarca. "Estamos esperando criar um movimento mundial", afirmou.
Os carros elétricos vêm enfrentando dificuldades para superar vendas minúsculas de veículos muitas vezes fantásticos, mas que chegam ao mercado a custos proibitivos.
Mas como eles são abastecidos pela rede elétrica comum e usam a energia de maneira mais eficiente, esses veículos produzem menos emissões e são vistos como alternativa promissora aos carros acionados a gasolina, em termos de combate à poluição.
A Chrysler é uma das mais recentes montadoras a anunciar que planeja lançar veículos com propulsão elétrica integral, em prazo de três a cinco anos.
A General Motors está na corrida para completar o projeto de seu Chevy Volt, um híbrido que pode ser reabastecido na tomada. Além disso, a Mitsubishi Motors quer lançar seu carro elétrico compacto "i-MiEV", no Japão, em 2009, e na Europa os modelos Smart e Mercedes elétricos da Daimler estão prometidos para 2010.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário