16.8.08

Bomba divulgada em recado no Orkut era falsa


A Polícia Militar informou no final da tarde desta sexta-feira (15) que a suposta bomba encontrada no terceiro andar do prédio de número 86 da Rua São Tomé, na Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, era falsa. Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) abriram o embrulho e encontraram apenas um cobertor envolto em plásticos, sem qualquer explosivo em seu interior.

A polícia foi acionada às 13h50 e o prédio acabou liberado por volta das 16h20. A tenente Fernanda Santos Pereira da Silva, do 23° Batalhão da Polícia Militar, afirma que uma ex-funcionária da empresa situada no terceiro andar do prédio deixou um recado no Orkut de uma outra ex-funcionária falando sobre uma explosão no local após as 18h45.

Um funcionário da empresa onde as duas mulheres trabalhavam achou o recado no Orkut e avisou a administração. Um embrulho suspeito, de aproximadamente 40 centímetros de comprimento, foi achado no terceiro andar perto da escada de incêndio.

O alarme foi acionado e, o edíficio, esvaziado. "É um embrulho em um plástico preto de lixo", explicou a tenente. O Gate chegou por volta das 15h30 ao local. Pouco tempo depois, a rua foi fechada para o trânsito.

Depois da inspeção, os policiais constataram que havia apenas um cobertor branco dentro do embrulho. O caso será registrado no 14º Distrito Policial, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, porque, segundo a PM, uma responsável pela empresa já havia registrado boletim de ocorrência no local sobre a ameaça.

O delegado-assistente do 14º DP, Daniel Cohen, esteve no local e disse já possuir o primeiro nome da ex-funcionária. "A gente vai checar as informações, ver se houve uma ameaça", afirmou ao deixar o prédio.

Sem pânico

O assistente financeiro Marco Tancredi, de 27 anos, que trabalha no sexto andar do edifício e faz parte da Brigada de Incêndio do prédio, conta que não houve pânico e a retirada das pessoas foi tranqüila. "A gente chegou do almoço e disparou o alarme. Então recebi uma ligação para deixarmos o prédio e tiramos todos do andar pela escada", contou.

Segundo a PM, o local onde o embrulho foi encontrado é perto de uma escada de incêndio, onde passa uma tubulação de água. A tenente afirma cerca de 450 pessoas deixaram o prédio.

A estudante Cláudia Quitéria de Moraes, de 20 anos, disse que as pessoas desceram as escadas com calma. "Todo mundo achava que era só treinamento, tanto que eu deixei todas as minhas coisas lá em cima", disse a jovem que trabalha no quinto andar do prédio.

A assistente administrativa Elaine Reis, de 37 anos, disse que tudo foi "super tranqüilo". "Uma menina que estava aqui embaixo ligou perguntando se estava acontecendo algo porque ninguém podia entrar no prédio. Aí, o alarme tocou e todo mundo desceu pelas escadas, já que o elevador ficou bloqueado", contou.


Nenhum comentário: