21.8.08

Busca indica fraude chinesa na ginástica

Um hacker está causando polêmica ao exibir dados chineses que reforçam a idéia de fraude nas Olimpíadas.

O consultor de segurança Stryde Hax publicou informações obtidas no cache de buscadores como Google China e Baidu. Nestes registros, o Comitê Olímpico Chinês (COC) anota que a idade da ginasta He Kexin seria de 13 anos e nove meses neste momento, em que ocorrem as Olimpíadas. Depois, o COC teria alterado a mesma página para exibir a idade de 16 anos.

Pelas regras da competição só mulheres com pelo menos 16 anos completos podem participar. He Kexin ganhou a medalha de ouro nas barras assimétricas e foi decisiva para que a China conquistasse o ouro também na competição geral por equipes.

Segundo Hax, os chineses teriam mudado a idade de nascimento de He Kexin para colocá-la nos jogos e tentado apagar todos os registros de sua idade real.

As informações levantadas pelo hacker coincidem com a opinião de especialistas em ginástica, que consideram a aparência e forma física de Kexim incompatíveis com o de uma garota de 16 anos.

A descoberta esta causando grande polêmica nos Estados Unidos, principal rival da China nos jogos de Pequim. Nesta quinta-feira (21), jornais como o New York Times e redes como a CBN deram destaque às informações levantadas pelo hacker. O Comitê Olímpico Internacional poderá investigar o tema.

Nenhum comentário: