19.8.08

Estúdios pressionam provedores contra P2P

Estúdios de música e cinema pressionam provedores e pedem para ser ´parceiros voluntários´ contra o P2P.

A MPAA, associação que reúne estúdios americanos, está pressionando os provedores de internet do país a fechar o cerco contra usuários que trocam músicas e filmes por BitTorrent.

A associação diz que realiza muitos esforços contra a pirataria na internet, mas não pode avançar mais sem o auxílio dos provedores.

A MPAA defende que os provedores de banda larga analisem o material trocado por usuários assíduos de redes P2P, a fim de não permitir que quem baixa filmes ou seriados o faça impunemente.

Em carta, a MPAA se oferece para ser “parceira voluntária” dos provedores. Em tese, alguns provedores podem ter interesse em combater o uso excessivo do P2P, já que a troca de arquivos congestiona suas redes.

Alguns fornecedores de banda larga no país, como a Comcast, já foram advertidos pela Justiça por praticar traffic shapping.

Entidades de defesa da privacidade, no entanto, repudiam totalmente a idéia. Para estes grupos, os provedores desrespeitariam as leis locais se “monitorassem” que tipo de arquivo os usuários trocam.

Nenhum comentário: