13.8.08

Google nega ter apagado Geórgia de serviço de mapas



O Google desmentiu ter apagado do aplicativo Google Maps dados dos mapas da Geórgia pouco depois do início do conflito no Cáucaso, como afirmam vários sites, e explicou que, na realidade, nunca teve informação suficiente sobre a região.

"Por que o Google Maps não mostra nenhuma cidade ou estrada na Geórgia ou nos vizinhos Armênia e Azerbaijão? Nunca lançamos cobertura destes países porque não estávamos satisfeitos com os dados disponíveis", afirmou Dave Barth, gerente de produto do Google, no blog corporativo do site de buscas.

"Alguns de nossos clientes perguntaram se eliminamos informação de alguns desses países em resposta às recentes hostilidades na região e posso assegurar que não é o caso. Os dados dessas nações nunca estiveram no Google Maps", acrescentou.

Mapa virtual

O Google Maps é um serviço que oferece mapas online muito detalhados de quase todas as regiões do mundo.

Entre as poucas áreas que o Google Maps não cobre está a região do Cáucaso, países pequenos como Guiana, outros fechados aos estrangeiros como a Coréia do Norte, e algumas surpreendentes exceções, como Coréia do Sul ou Argentina.

No entanto, o Google Earth, outro serviço da empresa que oferece imagens aéreas de grande parte do mundo, mostra fotos da Geórgia e permite, inclusive, distinguir edifícios de algumas de suas cidades.

Nenhum comentário: