25.8.08

Movimentos da língua poderão controlar equipamentos eletrônicos

Um projeto do instituto Georgia Tech dá a pessoas com limitações físicas o poder de movimentar uma cadeira de rodas e futuramente controlar um computador usando apenas a língua. “É possível comandar todo um ambiente dessa forma”, afirmou Maysam Ghovanloo, líder da pesquisa. Para isso, voluntários prendem em suas línguas uma espécie de imã com três milímetros que capta movimentos e define os comandos.

No projeto de Ghovanloo, esse imã na ponta da língua pode interagir com uma espécie de teclado virtual. Os movimentos feitos dentro da boca são todos capturados por sensores, que ficam ao lado das bochechas e enviam os dados para um receptor. Essas informações são então processadas por um software que transforma os movimentos em comandos para cadeiras de rodas e, futuramente, outros eletrônicos.

Quando o sistema liga, o usuário tem de definir seis comandos: direita, esquerda, frente, trás, um clique e clique duplo. Ghovanloo espera acrescentar outras dezenas de alternativas para aumentar a eficiência da boca como controle para sistemas eletrônicos: para a esquerda e para cima, por exemplo, poderia determinar o desligamento das luzes ou da TV.

Duas fundações para pesquisa investiram US$ 120 mil e US$ 150 mil no desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário: