27.8.08

Nova tecnologia promete popularizar jogos com visão 3D



A terceira dimensão, já explorada nos cinemas há decadas, é a nova fronteira do desenvolvimento dos jogos para computador. Na segunda-feira (25), foi anunciada a tecnologia chamada “Stereoscopic 3D”, que transforma o visual dos games e cria uma sensação de imersão inédita.


Quem olha de longe vê apenas uma tela borrada; quem usa o óculos 3D específico, porém, tem a sensação de estar dentro das batalhas de “Age of empires” ou das corridas de “Grid”, como se os cenários saíssem para fora da tela.

A nova tecnologia não vai exigir atualizações nos jogos, mas só estará disponível em sistemas com placas de vídeo da marca GeForce, da Nvidia. Além disso, o jogador precisará de um monitor especial, baseado no padrão de 120 MHz, mas que também pode ser usado para as atividades comuns de qualquer usuário. Até o momento, apenas a ViewSonic anunciou seus monitores “prontos para o 3D” – sem preço definido, mas que devem chegar ao mercado até o final de 2008.

Segundo a Nvidia, já existem mais de 350 jogos no mercado que são compatíveis com a tecnologia. Durante a conferência de abertura do Nvision, evento de computação gráfica que acontece em San José (Califórnia, EUA), Jen-Hsun Juang fez uma demonstração em uma sala de cinema. O co-fundador da empresa apresentou um vídeo em computação gráfica que mostrava um guerreiro sendo seduzido por uma Medusa. Quem usava os óculos ficou impressionado com o resultado.

A seguir foi apresentado um exemplo em tempo real: o jogo de estratégia “Age of empires III” (2005). O menu de opções já apresentava mudanças significativas, com uma sensação de profundidade bastante detalhada. Durante o jogo, o cenário ganhou vida nova: castelos, explosões e exércitos que se movimentavam pelo campo de batalha pareciam mais reais do que nunca.

As empresas envolvidas na parceria não confirmaram se há planos de levar a tecnologia para os consoles da nova geração, como Xbox 360 e PlayStation 3.


Nenhum comentário: