12.8.08

Polícia de Nova York aceita denúncias por SMS

Há anos, prefeitos, comissários de polícia, líderes comunitários e outros interessados tentam fazer com que os moradores de Nova York decorem um telefone de ligação gratuita para que eles ajudem a resolver crimes de forma anônima: 1-800-577-TIPS.

Agora, eles querem alistar uma turma maior de potenciais solucionadores de crimes. Na última terça-feira, o Departamento de Polícia publicou instruções para que cidadãos possam enviar mensagens de texto dirigidas às autoridades, oferecendo o mesmo tipo de dicas anônimas para investigadores trabalhando em casos de crimes não resolvidos.

As instruções são simples, de acordo com Paul Browne, o principal porta-voz do Departamento de Polícia. Para iniciar uma conversa com os detetives no departamento de prevenção de crimes, as pessoas que querem dar dicas devem mandar suas mensagens para 274637, ou a palavra "crimes", em um celular.

Então, para iniciar uma troca de mensagens, e para assegurar que as identidades vão ser protegidas, o cidadão deve começar a mensagem com "tip577". A pessoa que ligar vai receber uma resposta da polícia com um codinome ou código, que vai ser uma combinação de letras e números. "Você pode mandar mensagens de texto e parar a qualquer minuto", disse Browne.

Para parar com a troca de mensagens, a pessoa deve digitar a palavra "stop" (pare) e apertar "send", "e mais nenhuma resposta da polícia vai aparecer no celular", disse Browne.

A idéia do Departamento de Polícia, contou Browne, é que os jovens são mais rápidos em seus hábitos de enviar mensagens de texto, e que isso é uma fonte de atividade que os investigadores querem aproveitar.

"As pessoas enviam mensagens de texto, e isso é uma alternativa", afirmou Browne. "Mesmo que não seja usado, nós temos a capacidade, e estamos contando para as pessoas que isso existe".

Ele complementou: "Adolescentes, e jovens adultos, principalmente, enviam muitas mensagens de texto, quando, obviamente, com seus telefones, eles poderiam estar falando uns com os outros. Mas eles preferem enviar mensagens. Isso pode incentivar alguém a fornecer informações por texto ao invés de fazê-lo verbalmente".

Apesar de o sistema estar funcionando na noite de terça, o Departamento de Polícia não fez um apelo direto de ajuda para um caso específico, e portando nenhuma mensagem de texto havia sido recebida até aquele momento, disse Browne.

Browne disse que a opção de texto pode ser interessante em raras situações onde é importante ser discreto. Como exemplo, ele disse, se alguém estiver em um lugar público cercado de pessoas e não quiser ser escutado.

"E assim pode optar por mandar uma mensagem de texto", ele disse.

O Departamento de Polícia tem planos de atuar em todas as vertentes tecnológicas: por exemplo, permitir que as pessoas enviem vídeos e fotografias para o departamento. Um detetive do Centro de Crimes em Tempo Real do departamento pode ensinar a pessoa que liga sobre como enviar dados visuais para o centro de computação da polícia.

Ao ser perguntado se isso tornaria obsoleto o simples número de três dígitos 911, reservado a emergências, Browne respondeu que "não, claro que não".

"Nós ainda esperamos que a grande maioria das chamadas para a polícia, seja para pedir ajuda ou para fornecer informações, venham a ser feita pelo telefone", afirmou.

Tradução: Paulo Migliacci ME


Nenhum comentário: