27.8.08

Rei da soja investirá em telefonia no Brasil


Conhecido como rei da soja, Olacyr de Moraes explorar serviços VoIP no Brasil.

Ele aportou recursos que lhe dão 60 por cento do controle da Legalphone, companhia idealizada pelo executivo Athos Bulgari, que atua no segmento há 25 anos e deixou os quadros da Telefônica no ano passado.

"(Olacyr) tinha esse sonho, que era investir em telecomunicações, e decidiu abraçar essa idéia", afirmou Bulgari à Reuters.

A Legalphone será lançada oficialmente na próxima segunda-feira e tem como proposta oferecer serviços de telecomunicações "de forma inovadora, que não tenham similar no mercado", segundo Bulgari.

O primeiro deles será a venda de um teclado multimídia que tem uma linha telefônica acoplada, por meio da rede IP. "O principal produto não é o teclado, mas os softwares que levam a comunicação ao equipamento", explicou.

A plataforma foi desenvolvida internamente e o sistema de áudio é da norte-americana Gips. "Diferentemente do Skype, cada chamada passa por uma rede privada virtual (VPN), e não pela Web pública, o que garante qualidade e ausência de ruídos e interrupções", acrescenta.

O equipamento já tem um sistema de troca de mensagens instantâneo próprio, um software de envio de mensagens de texto, além de memória flash de 2 GB para arquivos pessoais e agenda. Com duas portas USB, pode ser acoplado a qualquer microcomputador que tenha uma conexão de banda larga para que o usuário comece a falar.

Bulgari faz segredo sobre as tarifas e afirma que serão "bastante competitivas".

A Legalphone solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a compra de licenças para atuar como operadora, mas, independente dela, pretende lançar os serviços em uma parceria com a Embratel, que vai fornecer a numeração das linhas.

Na estréia, a Legalphone também terá acordos com operadoras de Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Estados Unidos, Inglaterra e China para venda do sistema em outros países.

O foco inicial da companhia é o mercado corporativo e governamental, mas Bulgari não descarta que mais à frente a Legalphone venda para o consumidor final.

Ele projeta a conquista de 500 mil assinantes no primeiro ano de operação, mas ressalta que esse número só contempla o mercado brasileiro. O mercado internacional deve gerar a maior parte da receita da empresa, na estimativa dele.

"Dos 8,4 milhões de usuários de banda larga no Brasil, só 3 por cento utilizam voz sobre IP. Há um grande potencial para ser explorado", afirmou.

FILHO FOI EXEMPLO

Até então, o mais próximo que Olacyr de Moraes havia chegado do mundo das telecomunicações foi por meio do filho, Marcos de Moraes, que criou o portal Zip.net e o vendeu à Portugal Telecom em 2000 numa transação de 365 milhões de dólares, em plena euforia do mundo pontocom.

O portal foi parte do pagamento que a empresa portuguesa fez ao UOL quando adquiriu uma participação minoritária no provedor de Internet, em 2001.

Reuters


Nenhum comentário: