12.8.08

Sepulturas modernas agradam japoneses

Os japoneses estão se favorecendo da tecnologia para economizar na hora de deixar preparado o local onde guardarão seus restos mortais.

Em Tóquio, o terreno para construir um jazigo custa de 12 a 18 mil euros. Por causa do alto preço, muitos japoneses estão optando por um lugar de descanso mais moderno.

“No início estava um pouco incomodado com a idéia de uma sepultura de alta tecnologia, mas agora vejo isso de forma positiva", disse Shinya Shumada, de 71 anos.

Em um prédio de três andares ao lado de um templo budista, Shimada usa a carteira de identidade para se conectar com as lápides e urnas onde estão guardadas as cinzas dos seus ancestrais.

Elas são transportadas por uma máquina que lembra uma estante, localizada atrás de um altar, enquanto soa uma música e imagens dos falecidos são exibidas em um monitor de televisão.

De acordo com o budismo japonês, é necessário visitar os túmulos de familiares duas vezes por ano, pelo menos; uma na primavera e outra no meio do verão. Eles devem esguichar água benta sobre as sepulturas, colocar flores e queimar um incenso enquanto oram pelos falecidos.

Reuters

Nenhum comentário: