5.8.08

Tag do Yahoo! leva a fotos constrangedoras

No ultimo parágrafo de um texto online a respeito da prostituta envolvida no escândalo do ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, o sistema automático do Yahoo! convida os internautas a navegarem por fotos de meninas menores de idade.

Os atalhos do Yahoo!, que freqüentemente são oferecidos para ajudar os leitores a procurarem por notícias e websites relacionados com o assunto do conteúdo exibido, neste caso selecionou as palavras “meninas menores de idade”. Dessa forma, internautas que apontavam para a frase da reportagem da Associated Press com o mouse viam abrir uma janela de pop-up com uma imagem do Flickr.

Clicar nessa janela resultava na exibição de diversas imagens que, segundo as legendas, não passavam de adolescentes consumindo bebida alcoólica. Mas havia também fotos constrangedoras, como a de uma menina com meias até os joelhos, lingerie e com penteado maria-chiquinha e a de um corpo de mulher, nu, sem rosto.

A confusão foi detectada por um blog de tecnologia no início de julho. Os editores da Associated Press entraram em contato com o Yahoo!, que disse por meio de um porta-voz que o link fora removido e as imagens mais provocativas foram excluídas do Flickr.

A frase “meninas menores de idade” nunca mais irá gerar atalhos, de acordo como Yahoo!. O incidente, contudo, alerta para a dificuldade de se fazer o controle do que é publicado e exibido nos sites.

Editores de internet estão cada vez mais usando sistemas automáticos para selecionar frases e palavras e, em alguns casos, criar links que levem o leitor para conteúdos relacionados.

“Não importa o quanto esses sistemas sejam sofisticados, eles nunca serão perfeitos”, disse Lauren Weistein, co-fundador da People for Internet Responsability.

Associated Press

Nenhum comentário: