13.8.08

Videogame ajuda polícia a solucionar caso de roubo

Nem impressões digitais, nem fotos de suspeitos ou imagens de circuito interno de câmeras. O que ajudou a polícia de Salisbury (Carolina do Norte, EUA) a encontrar um PlayStation 3 roubado foi o próprio videogame.

Segundo reportagem do "SalisburyPost.com", os policiais seguiram os rastros do videogame conectado à internet e puderam chegar ao endereço do "receptador involuntário", que mora em Cleveland (Ohio).

Dustin Waller, o "procurado", não havia roubado nenhum videogame. Ele estava apenas conectado à PlayStation Network, rede da Sony, com o PlayStation 3 que havia ganhado recentemente de sua noiva.

O que Dustin e nem sua noiva sabiam é que o console usado era roubado, e guardava as informações de seu dono original. Ao conectar-se à internet usando o nome do usuário "autêntico", Dustin possibilitou que a polícia rastreasse as informações e chegasse a seu endereço.

Segundo a polícia de Statesville, técnicos rastrearam o endereço de IP da máquina depois que um juiz autorizou a "caça" ao aparelho roubado. As autoridades confiscaram o PlayStation 3 de Dustin, que ficou sem o videogame e sem os US$ 350 que sua noiva gastou com o presente.

O casal entrou em contato com a loja responsável pela venda do aparelho, mas não obteve retorno imediato. Segundo o "SalisburyPost.com", o reembolso ocorreu depois, quando Dustin recebeu um Xbox 360 - ele ficou satisfeito com a "troca", mas não deixou de notar que o console da Microsoft tem valor de mercado inferior ao do PlayStation 3, da Sony.


Nenhum comentário: