7.9.08

Apple trabalha em interface que possibilita juntar multitoque, câmera, voz e gestos



A Apple tem trabalhado em uma nova tecnologia multitoque que combina interfaces de toque com entrada de dados pela câmera e pelo microfone. Isso permitirá, por exemplo, que você selecione um texto no iPhone, diga “copiar”, mude para outro aplicativo e diga “colar”. A parte mais intrigante, porém, é o uso da câmera em laptops e desktops.

Isso exigirá duas câmeras, um para vídeo chat e outro para “leitura de mãos”, mas abre um monte de possibilidades. Pra começar, todo o teclado pode se tornar um pad de controle por gestos sem que seja necessário nem mesmo tocar a superfície. Além disso, pode ser combinado com a atual tecnologia de toque para identificar determinados dedos na superfície, com a possibilidade de assimilar funções específicas a eles.

O sistema contempla até a combinação de tudo isso com acelerômetros e sensores de força, de modo que a ação de toque possa gerar dados secundários. Um exemplo disso pode ser a aplicação de um efeito de deformação em uma imagem ou um efeito sonoro em uma faixa de música – os efeitos seriam mais fortes ou fracos a depender da força que você usa em sua ação.

Nenhum comentário: