2.9.08

Banda faz música usando joystick no lugar de instrumentos

Teclado e flauta podem até aparecer, mas para eles está reservado o cantinho do palco. A estrela da noite é um instrumento esquisito, com cara de controle remoto. E que pode virar percussão, guitarra e até cavaquinho.

Tudo começou quando o americano John Lee inventou um programa de computador capaz de mudar os comandos recebidos pelo joystick, o controle do videogame. Ele explica: “são dois sensores dentro do controle, um de movimento que detecta cada balanço e outro que funciona como uma câmera, identificando os objetos para onde você aponta”.

A banda Lens Kraftone - formada por fãs de música eletrônica que costumavam se apresentar em boates - descobriu a novidade e resolveu inventar. Cada músico programa o controle para transmitir ondas sonoras.

“Esses sinais musicais estão sendo gerados aqui no computador, em qualquer laptop. Na verdade, você traz isso para a ferramenta e controla os sons gerados no computador, através da tecnologia sem fio, nas suas mãos.”, explica o DJ Guto.

Tocar cavaquinho, por exemplo, exige o domínio de quatro botões e ritmo. “Eu encaro isso como aprender um instrumento de percussão, por exemplo”, diz o tecladista Marion Valle.


Nenhum comentário: