7.9.08

Cientistas usam acelerador de partículas para datar vinho

O novo método testa a idade do vidro nas garrafas de vinho pela análise das emissões de raios-X surgidas quando as garrafas são colocadas sob feixes de íons produzidos por um acelerador de partículas, informou em comunicado o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.

"Isso permite que a idade das garrafas e sua origem seja verificada, e que uma safra seja autenticada, mais ou menos da mesma maneira que pela assinatura de um mestre em uma obra-prima, e tudo isso sem abrir a garrafa e sem afetar seu conteúdo de maneira alguma", afirma o texto.

Ao comparar os resultados a um banco de dados que contém informações detalhadas sobre 80 garrafas da região de Bordeaux, do século 19 aos dias atuais, os testes podem ajudar a determinar a safra de muitos vinhos.

"A autenticação é possível devido à complexidade dos processos de produção de vidro, que evoluíram com o tempo, e à variedade de centros de produção, que dão a cada objeto uma 'assinatura' característica composta de muitos elementos", afirmou o CNRS.

Os aceleradores de partículas tomam uma partícula, como um elétron, e a aceleram até perto da velocidade da luz, promovendo uma colisão com um átomo e permitindo que os pesquisadores obtenham informações sobre seu funcionamento.

Os novos testes expandem os testes de radiatividade do vinho em si, que já estão em uso mas por enquanto não são capazes de identificar vinhos de safra anterior a 1950.

O teste foi desenvolvido em colaboração com a Antique Wine Company, uma empresa de comércio de vinhos sediada em Londres.


Nenhum comentário: