16.9.08

Fundação vai verificar a confiabilidade dos portais na web

Tim Berners-Lee, um dos "pais" da Internet, advertiu hoje sobre a necessidade de separar na rede os simples rumores do que é ciência. Em declarações à BBC, Berners-Lee expressou sua crescente preocupação com a forma como se está abusando da rede para divulgar informações que não são verdadeiras. A seguir, o cientista britânico anunciou a criação de uma fundação - a World Wide Web Foundation, que se dedicará, entre outras coisas, a examinar a confiabilidade dos portais da Internet. A fundação dará sua aprovação àqueles portais que demonstrarem ser fontes de informação confiáveis.

Berners-Lee está preocupado com os rumores alarmistas e nada científicos de que o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), pudesse gerar buracos negros que engoliriam a Terra. Ele disse à emissora pública britânica que precisa haver sistemas que confiram aos sites da Internet uma marca de credibilidade.

Berners-Lee alertou também sobre o perigo de propagação, por meio da rede, do pensamento de seitas que talvez sejam minoritárias, mas que podem encontrar na Internet a fórmula para ganhar credibilidade da qual necessitam.

Ele explicou que não defende a pontuação para as páginas da Internet porque, assim como as pessoas, isso pode mudar e acrescentou que farão falta diferentes mecanismos para comprovar sua confiabilidade.

Além de examinar a confiabilidade dos portais, a World Wide Web Foundation tentará melhorar o acesso à rede, que atualmente se limita a 20% da população do mundo.

Berners-Lee explicou que a nova fundação estudará a forma de facilitar sua conectividade com a telefonia celular, o que permitirá a extensão de seu uso na África e em outras regiões do mundo em desenvolvimento.

A organização também pretende ver como as pessoas que não sabem ler nem escrever podem se beneficiar eventualmente das vantagens da Internet.


Nenhum comentário: