21.9.08

Tecnologia de rede 4G LTE passa em teste

A T-Mobile alemã e a Nortel Networks obtiveram sucesso nos testes com uma nova tecnologia sem fio de alta velocidade desenvolvida para tornar as conexões móveis tão velozes quanto as de fibra óptica, informou nesta quinta-feira (18/09) a T-Mobile.

A conexão do experimento feito na Alemanha atingiu picos de 170Mbit/s em downloads e 50Mbit/s em uploads, segundo a T-Mobile, o que equivale a velocidade cerca de três vezes maior do que a tecnologia de banda larga VDSL que está chegando ao mercado.

Se a tecnologia de Evolução a Longo Prazo (da sigla em inglês LTE) se provar eficaz em outros testes, a T-Mobile poderá atualizar sua rede com ela, de acordo com o presidente da empresa na Alemanha.

Redes sem fio de quarta-geração (4G) são cada vez mais necessárias, devido ao crescimento da demanda por serviços móveis de dados.

A indústria ainda não determinou um padrão para as redes 4G, com empresas e desenvolvedores dando preferência à tecnologia WiMax da Sprint Nextel e outros optando pelo sistema LTE.

Reuters

Nenhum comentário: