30.10.08

Dicionário traz novo acordo ortográfico

O Aulete Digital migrou do desktop para a web e já traz o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

O iDicionário Aulete entrou em fase beta no último final de semana e pode ser consultado no endereço www.aulete.com.br. Usuários de smartphones e PDAs podem acessar a URL www.mobi.aulete.com.br.

A busca no iDicionário Aulete deve ser feita na grafia antiga. Quando a palavra foi modificada pelo novo acordo, ela aparece na forma antiga e na nova, assinalada com as iniciais AO e um número. Esse número remete a um tópico do resumo que a Lexikon Editora, responsável pelo dicionário, preparou para simplificar a compreensão das novas regras. A íntegra do acordo e essa síntese devem entrar no ar ainda hoje (21/10).

O decreto que promulga o novo acordo ortográfico foi assinado pelo presidente Lula em 29 de setembro passado. O acordo começa a vigorar em janeiro de 2009 e deve ser totalmente implantado até dezembro de 2012.

“Tentamos aplicar a nova regra ao iDicionário Aulete, mas inevitavelmente existem dúvidas. Essas questões serão resolvidas somente quando a Academia Brasileira de Letras lançar a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, afirma Carlos Augusto Lacerda, diretor da Lexikon. Segundo ele, essa edição estava inicialmente prevista para o final de novembro, mas já foi adiada para fim de janeiro do próximo ano.

A versão online do Aulete inclui 818 mil verbetes, definições e locuções. Tem também uma versão coletiva, na qual os internautas participam sugerindo novos verbetes, editando os atuais, apontando erros e discutindo o idioma em fóruns, sempre sob a supervisão da equipe editorial da Lexikon.

Durante a consulta, fica fácil saber se o verbete foi atualizado e, em caso afirmativo, consultar o original. Basta clicar na aba correspondente. Novos acréscimos são indicados pela etiqueta “verbete novo”. O dicionário online inclui ainda histórico de consulta, últimos verbetes pesquisados e verbetes mais populares.

Para tornar as pesquisas ao conteúdo ainda mais fáceis e rápidas, o site do iDicionário Aulete oferece complementos para os campos de busca dos navegadores Firefox e Internet Explorer e um widget para o Windows Vista. É só visitar a área de downloads.

Nenhum comentário: