7.10.08

Guru geográfico cria mais um site

Peter Batty é um dos gurus da tecnologia de informação geográfica. Depois de trabalhar na NASA e ser CTO de empresas como a Intergraph, resolveu empreender. Fundou a Spatial Networking e lançou a rede social baseada em localização geográfica Whereyougonnabe.com. Nela, as pessoas marcam não a posição geográfica onde estão no momento, mas para onde irão no futuro próximo. Assim, podem marcar reuniões, encontros e até mesmo se conhecer graças à rede geográfica, que usa mashups sobre o Google Earth e Google Maps.

Veja alguns trechos da entrevista que Batty concedeu à INFO, que publica na edição de outubro (amanhã nas bancas) uma reportagem sobre redes geográficas:

Qual seu principal objetivo ao criar o Whereyougonnabe, apenas juntar pessoas?

O objetivo primário é ajudar as pessoas a encontrar amigos e contatos de trabalho com mais freqüência. Achamos que se pode economizar gastos e ajudar o meio-ambiente ajudando as pessoas a planejar suas viagens com mais eficácia. Somos diferentes de outras redes geográficas porque nosso foco é a localização futura das pessoas, em vez de sua posição atual. É muito mais difícil de fazer, mas na minha opinião é mais útil. Se você percebe neste momento que um amigo seu está perto, você pode ter outros compromissos agendados que não te permitem encontrá-lo. Mas se você descobre isso um dia ou uma semana antes, tem a chance de mudar teus planos para que possa marcar um encontro.

Por que as redes geográficas só despontaram nos últimos anos? Qual tecnologia você considera que foi o motor do boom dessas redes?

Não há uma razão técnica fundamental para esse tipo de aplicação não existir há mais tempo. Acho que seu crescimento recente foi deflagrado pela ascensão das redes sociais em geral, como orkut e Facebook, e pelo maior uso dos mapas online do Google, Microsoft e outros. A maior penetração de mercado dos celulares que detectam a localização impulsiona os sistemas baseados em localização geográfica, mas não são necessários para as redes focadas na localização futura, como o Whereyougonnabe.

Há realmente um boom de redes geográficas. E haverá lugar para todos?

Definitivamente, há um bocado de atividade agora nesse mercado. Há muitas empresas concentradas nas aplicações de localização atual, talvez mais do que o mercado possa acomodar. Um número muito menor de empresas foca na localização futura, e por enquanto não vimos outros desenvolvendo o mesmo tipo de modelo detalhado em tempo e espaço que nós temos. Sentimos que resolvemos vários problemas complicados nesse tema, e trabalhamos duramente para manter a liderança técnica que acreditamos ter agora.

Como lidar com problemas como privacidade, publicidade invasiva, roubo de identidade etc. nas redes geográficas?

Esses sistemas baseiam-se na idéia que você tem controle sobre o quê você compartilha, e com quem. Na maioria dos casos, você compartilha a informação com seus amigos em que mais confia. É definitivamente crucial que esses sistemas dêem muita atenção à privacidade. Em relação à publicidade, essas redes permitem fazer anúncios mais relevantes para os usuários, graças ao conhecimento sobre a localização atual ou futura da pessoa. Acho que as redes têm potencial para fazer anúncios mais úteis, e menos invasivas em vez de mais invasivas. O roubo de identidade é um risco potencial para qualquer sistema online, e não acho que seja um problema que traga mais conseqüências sérias nas redes geográficas do que em outras áreas, como bancos online.

O que o Whereyougonnabe fará para ganhar mais usários?

Planejamos dar suporte a múltiplas plataformas de redes sociais, incluindo o orkut, por meio da iniciativa OpenSocial, do Google. Começamos pelo Facebook porque foi a primeira delas a dar suporte ao desenvolvimento de aplicações e tem uma boa participação global.

E no Brasil?

O Brasil é o sexto maior usuário de internet hoje, caminha para ser o quinto, e por isso é um importante mercado para nós no futuro. Eu tenho ligações pessoais com o Brasil, minha noiva é de Santos, e eu amo a seleção brasileira de futebol. Vi no estádio de Yokohama o Brasil ganhar da Alemanha na final da Copa de 2002. Então, gostaria de ver o Whereyougonnabe ter sucesso no Brasil, por razões pessoais e de negócios.

Em breve todas as câmeras e celulares terão GPS embutido. O mundo se tornará um Big Brother orwelliano?

Certamente estamos vendo o aumento da quantidade de informação gravada e compartilhada digitalmente, e essa tendência vai continuar. Como a maioria dos desenvolvimentos tecnológicos, esse tem conseqüências boas e más. Agora estamos em um momento em que fotos georreferenciadas podem ser postadas quase em tempo real a partir de celulares. Esse tipo de compartilhamento de informação pode ser bom, por exemplo para a cobertura de fatos noticiosos pelos cidadãos, ou para ajudar serviços de emergência em casos de desastres naturais. Mas precisamos garantir que haverá salvaguardas de privacidade adequadas sobre a localização e outros dados, e assegurar que vamos preservar as liberdades civis básicas, que hoje tem sido corroídas em muitos países, em nome do “anti-terrorismo”.

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