20.10.08

Presidente da Microsoft dá dicas sobre Windows 7

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, deixou escapar, em evento promovido pelo Gartner, alguns detalhes sobre o novo sistema operacional Windows 7, que já está em desenvolvimento. O executivo também falou a respeito da visão da empresa sobre Cloud Computing.

De acordo com a Redmond Mag, o CEO da Microsoft afirmou que o futuro sistema operacional empresa terá o mesmo código-base do Vista, sendo idêntico em alguns aspectos. O próprio Ballmer qualificou o Windows 7 como "o Windows Vista, só que melhor".

Segundo o executivo, haverá melhorias na interface gráfica, no desempenho e algumas novas funcionalidades, como o suporte bastante abrangente a telas multitouch. Ballmer também usou a palavra "limpeza" (no original, "cleanup"), embora não tenha ficado claro se referia-se ao código, à interface gráfica ou às funcionalidades do Windows 7.

O presidente da Microsoft também afirmou que o código-base do Windows Vista ficará entre nós por muito tempo. Além do Windows 7, o Windows Server 2008 também usa o mesmo núcleo.

Apesar de a Microsoft não marcar uma data para lançamento, alguns analistas prevêem que o Windows 7 estará no mercado já em 2009. Ballmer não confirmou nenhuma data, mas disse que uma versão preliminar, em fase alfa ou, como chamou, pré-beta, estará disponível no dia 27 próximo.

O executivo também comentou que a Microsoft espera garantir suporte aos novos processadores da Intel. A empresa terá de redesenhar parte do kernel do seu sistema operacional para tirar vantagem dos processadores "many-core" (como chamou Ballmer, referindo-se a processadores de muitos núcleos). O CEO explica que a empresa não pode depender das CPUs existentes hoje porque não ganhará velocidade com elas.


Cloud Computing

O executivo da Microsoft falou rapidamente sobre a visão da empresa a respeito da Cloud Computing ¿ novo paradigma de computação que, numa explicação sucinta, pretende deixar não só os arquivos e documentos, mas também os programas dos usuários na Internet. Instalado no computador haveria apenas o sistema operacional.

Segundo Ballmer, um sistema operacional da Microsoft especialmente voltado à "computação nas nuvens" já está em desenvolvimento na empresa há três anos. Além disso, afirmou que a Microsoft não pretende monopolizar a infra-estrutura necessária para permitir a disseminação do Cloud Computing no mundo.

"É verdade que o conceito é uma transformação em nosso modelo de negócios, mas não vamos sair comprando data centers por aí", disse Ballmer. "Queremos, ao contrário, criar condições para que nossos clientes e parceiros possam oferecer serviços 'na nuvem'".

Dias antes, conforme publicado no CNet News, o CEO havia dito em uma palestra para a agremiação francesa CIGREF (Club Informatique des Grandes Entreprises Françaises) que a empresa provavelmente vai chamar o novo sistema de "Windows-qualquer-coisa". "Por hoje, chamemo-lo de Windows Cloud", brincou. Com integração ao "Live Mesh", o sotware terá suporte a .NET em um browser especial, baseado na tecnologia Silverlight.

A respeito do software, Ballmer afirmou, no site da Microsoft, que as aplicações para PC têm interfaces melhores e podem ser mais bem integradas. Por outro lado, as aplicações para navegadores rodam em outros sistemas, além do Windows, e são fáceis de usar. "É preciso unir os benefícios de ambos no Windows", explica. Um exemplo dessa integração já pode ser visto no aplicativo Windows Live Writer, no endereço http://windowslivewriter.spaces.live.com/, um editor e publicador de textos para blogs. O editor fica localmente instalado no PC, mas integra-se a serviços online de blogs como o Blogger, da Google, e o Spaces, da Microsoft.

Steve Ballmer procurou não revelar muitos detalhes sobre ambos os assuntos. A Microsoft prometeu liberar novas informações no próximo dia 27, na conferência de desenvolvedores Professional Developers Conference, que terá lugar em Los Angeles.

Nenhum comentário: