17.10.08

Programa promete deixar pessoas mais bonitas em fotos automaticamente

Foto: Divulgação

À esquerda, a imagem original. À direita, mulher ganha 'sorriso' e queixo mais arredondado.


Cientistas israelenses acreditam ter encontrado a "fórmula mágica" da beleza, e a transformaram em um programa de computador capaz de alterar o rosto das pessoas em fotografias automaticamente para deixá-lo mais atraente.

A "máquina da beleza", batizada pelos desenvolvedores de software da Universidade de Tel-Aviv de "Digital Face Beautification Engine", foi feita bom base em uma pesquisa feita com homens e mulheres de Israel e da Alemanha, que foram convidados a comparar fotos.

Imagens da mesma pessoa, mas com pequenas alterações, eram apresentadas aos entrevistados, que deviam apontar qual era a mais atraente.

As respostas se transformaram em um algoritmo envolvendo 234 medidas diferentes do rosto, incluíndo o tamanho dos lábios, a distância entre os olhos, o formato do queixo, entre outros.

O algoritmo faz com que o computador saiba identificar, em cada fotografia, quais as alterações possíveis para deixar aquele rosto mais próximo do considerado "atraente".

"Na prática, é uma questão de geometria", explica Tommer Leyvand, um dos criadores do programa, em entrevista ao "New York Times". O programa, ele explica, não faz retoques para alterar tons de pele ou retirar rugas e sinais da face, como os softwares normalmente utilizados nas revistas de moda.

As mudanças feitas pelo programa são sutis, mas Leyvand diz que a maioria das pessoas prefere as fotos alteradas, quando perguntadas sobre qual imagem é mais atraente.

"Nosso objetivo é também mostrar como é fácil manipular imagens, e como são insignificantes as diferenças entre pessoas consideradas 'sexy' e aquelas chamadas de 'feias'", diz.

Nenhum comentário: