9.12.08

Brasil terá celular com Android em 2009

FreeRunner, o celular de arquitetura aberta, chega ao Brasil no início de 2009 / Divulgação
A brasileira iSolve trará ao País o telefone de arquitetura abertura FreeRunner, rodando o sistema operacional Android, do Google.

Há cinco anos no mercado, a empresa fez um acordo com a Koolu, que desenvolveu o FreeRunner.

A Koolu, que tem como CTO o evangelista do software livre Jon Maddog Hall, anunciou nesta quarta-feira (03/12) que o Android já foi adaptado ao seu aparelho.

O telefone é compatível com rede GSM de qualquer operadora, traz tela multitouch, GPS integrado, suporte a Wi-Fi e interface USB. Toda as especificações de hardware são abertas e podem ser adaptadas por desenvolvedores. Seu preço oficial é de US$ 400.

A iSolve foi credenciada pela Koolu para trazer o aparelho ao Brasil. Para isso, vai negociar com integradores e revendas interessadas em vender o aparelho ao consumidor final.

“Por enquanto, estamos trabalhando com integradores para tropicalizar os aplicativos criados para o Android”, explica Denis Galvão, diretor técnico da iSolve.

A expectativa do executivo é que o aparelho chegue aos consumidores brasileiros entre abril e maio do ano que vem. O preço ainda está sendo negociado com a Koolu. “Queremos manter o mesmo patamar de fora”, assegura Galvão.

Segundo o executivo, poderão ser firmados acordos com operadoras de telefonia celular, se houver interesse da parte delas.

Por enquanto, a iSolve está recebendo contatos pelo e-mail freerunner@isolve.com.br para cadastrar os interessados em receber aparelhos no primeiro lote que será importado para o Brasil A estimativa é que 200 aparelhos cheguem ao País na primeira leva.

O único aparelho que roda o Android atualmente – o G1, da HTC – não tem data prevista para chegar ao Brasil.

Nenhum comentário: