A maior parte do tempo em que está conectado, o internauta navega por sites de relacionamento, fóruns, redes sociais e blogs: 34,5% do tempo médio, cerca de 8,42 horas mensais.
Comparado a setembro, a navegação teve 31 minutos adicionados no tempo médio de uso mensal, o que significa um aumento de 4,7%. O número de internautas residenciais ativos, no entanto, diminuiu neste mesmo período: 24,4 milhões de pessoas, representando uma queda de 3%.
Já em relação ao mesmo mês no ano anterior, outubro de 2007, a quantidade de pessoas que têm acesso a internet em casa aumentou em 19,1%. Também houve um acréscimo de 67 minutos no tempo de uso mensal.
Segundo o relatório, apesar da queda de internautas ativos nas residências, o número de brasileiros que têm acesso a internet em suas casas é o mesmo do que o mês anterior.
A influência da crise econômica e das eleições
Devido ao colapso financeiro que eclodiu em outubro e se estendeu ao longo do mês, os acessos a sites envolvidos na categoria “Finança e Investimentos” evoluiu 3,5% no penúltimo mês de 2008, com 11,6 milhões de usuários únicos.
Os conteúdos também foram muito mais explorados nesta área. Cada usuário abriu 123 páginas relacionadas com economia em outubro, mais de seis vezes superior à média antiga, quando cada um abria em torno de 20 páginas ao mês.
As eleições municipais também tiveram efeito parecido nos números gerais da pesquisa. Os acessos a sites de notícia passou de 12,8 milhões, em setembro, para 13,5 milhões em outubro. Já a quantidade de páginas aumentou de 29 páginas para 37 no mesmo espaço de tempo.
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