O estudo apontou que, entre os 64,5 milhões de usuários da internet no Brasil, 51% disseram que utilizam a internet essencialmente para fazer buscas, o que inclui consultas prévias na hora de adquirir algum produto em loja física.
De acordo com Moriael Paiva, diretor executivo da Talk Interactive, empresa especializada em comunicação interativa, o chamado boca-a-boca na web também ganha força graças ao perfil de navegação no Brasil: 87% dos internautas acessam a internet ao menos uma vez por semana e 38% todos os dias.
Paiva diz que cresce a preocupação por parte das empresas em monitorar a avaliação de seus produtos vendidos pela internet, assim como o investimento em qualidade no atendimento às exigências de seu público alvo.
Dos usuários que disseram levar em consideração a opinião de outros internautas sobre o produto, o levantamento mostra que 55% já incluíram algum conteúdo de avaliação na rede, 26% expuseram sua opinião e 20% fizeram reclamação online relativas a bens de consumo.
E este cenário deve se tornar mais consolidado a medida que a web amadurece no país. Pesquisa semelhante realizada nos Estados Unidos pela Deloitte & Touche, mostra que 60% dos consumidores buscam a opinião de outros na internet e 82% deste universo de usuários foram diretamente influenciados pelas análises no momento da compra.
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