31.1.09

Setor de TI quer reparar estragos ambientais

A indústria de TI está comprometida a desenvolver novos equipamentos para aprimorar a eficiência energética.

De acordo com diversas empresas do setor, é necessário refrear o impacto desse mercado no ambiente. Recentemente, a indústria de computadores foi duramente criticada pelas altas emissões de dióxido de carbono dos data centers e pelo alto consumo energético.

De acordo com o Gartner, o setor é responsável por 2% das emissões de dióxido de carbono globais, ficando equiparado com a indústria de aviação.

Com o objetivo de reverter um parte desse estrago, empresas de TI estão criando ou atualizando tecnologias de gerenciamento de energia que podem desligar computadores e outros dispositivos automaticamente, economizando dinheiro e salvando o planeta.

A Cisco Systems, por exemplo, planeja colocar no mercado em fevereiro um programa chamado Energy Wise, que monitora o consumo de energia de eletrônicos e os desliga quando não estão em uso.

Até 2010, o sistema estará disponível para celulares, notebooks, computadores, elevadores, luminárias e hardware de segurança.

Para a provedora britânica de software 1E, esse tipo de tecnologia será capaz de reduzir a emissão de dióxido de carbono em uma quantidade equivalente à interdição dos automóveis em uma cidade do tamanho de Liverpool.

Nenhum comentário: