Na Índia, os mais “avantajados” em tamanho costumam ter problemas para encontrar um parceiro.
A obesidade, que já foi vista como um fenômeno tipicamente ocidental, está rapidamente se tornando um sério problema de saúde em países em desenvolvimento, como a Índia e a China, onde os mais abonados estão mudando de estilo de vida.
Mas os fundadores do www.overweightshaadi.com dizem que ser obeso não deve impedir ninguém de encontrar o par perfeito.
"Eu não acho que é certo perder peso apenas para que você possa se casar", disse Aditi Gupta.
Gupta e sua irmã Megha Singhal lançaram o site em outubro após ver os seus primos e amigos serem pressionados a perder peso.
A mídia indiana e Bollywood têm sido muitas vezes criticados por promover a idéia de magreza como sinônimo de beleza.
"Hoje em dia, as pessoas têm um ideal de 'tamanho zero' que não é prático", disse Gupta.
Mais de 100 homens e mulheres registraram os seus perfis no site até o momento. Dois conjuntos de casais já foram formados com êxito.
Mas é um início, em um país onde a cultura popular obriga os indivíduos a tomar consciência do seu físico, fazendo com que eles entrem na academia ou em dietas para se ajustar.
"As pessoas devem olhar para si em termos da sua personalidade e qualidades mais do que aparência física", disse Anand Kumar, um professor de sociologia em Nova Deli, da Universidade Jawaharlal Nehru.
"Existe um estereótipo sendo transmitido de geração em geração e ele é bastante severo quanto à obesidade".
Vários novos sites matrimoniais têm surgido na Índia nos últimos anos, incluindo portais de nicho para portadores de HIV, pessoas divorciadas ou contra a velha prática de dar dote.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário