Investigadores do FBI identificaram e pediram a prisão de Victor Faur, um jovem de 26 anos acusado de invadir computadores da Nasa.
Faur é morador de Arad, na Romênia, e foi preso por autoridades locais acusado de invadir redes seguras da Nasa e de outros órgãos públicos dos Estados Unidos. Em Los Angeles, a Justiça americana aceitou denúncia de promotores locais pedindo que Faur seja extraditado para o país.
De acordo com relatório apresentado à Justiça de Los Angeles pelo promotor Brian Hoffstadt, o jovem programador romeno já confessou o crime em seu país. Faur teria dito que se sentiu desafiado pelo grau de dificuldade oferecido pelos sistemas da Nasa.
Faur é acusado de invadir seis diferentes redes da Nasa, servidores do Departamento Nacional de Energia e do Observatório Naval dos Estados Unidos. Se condenado por todos os crimes de que é acusado, Faur pegaria 56 anos de cadeia, diz a promotoria de Los Angeles.
A denúncia feita à Justiça diz que as ações atribuídas a Faur causaram prejuízos de mais de US$ 1,3 milhão à Nasa e ao Departamento de Energia. Por motivos de segurança, quando os programas da Nasa detectaram uma invasão, bloquearam centenas de contas de usuários e limitaram as permissões de outros. O procedimento deixou, por algumas horas, sem comunicação com a Terra diversos equipamentos que a Nasa mantém no espaço.
A Romênia possui acordo de extradição de cidadãos presos com os Estados Unidos, mas um processo do tipo pode levar anos.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/01122006-12.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário