25.12.06

Informática: Embratel terá rede WiMAX em SP em 2007

A Embratel anunciou que estréia uma rede WiMAX piloto na cidade de São Paulo no início de 2007.

Se os testes correrem bem, a empresa espera iniciar a exploração da rede comercialmente ainda no primeiro semestre de 2007.

A empresa diz ainda que avalia a possibilidade de implementar tecnologia móvel na capital paulista. Com a rede WiMAX móvel, um assinante do serviço poderia navegar na internet mesmo em movimento, como por exemplo dentro de um carro.

A empresa possui licença da Anatel para explorar serviços de internet sem fio em todo o país. Inicialmente, a Embratel planeja explorar a tecnologia em todas as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes.

A Embratel comprou as licenças para explorar redes de internet sem fio no país em 2002. A tecnologia, no entanto, ainda é tema de debate entre autoridades regulatórias e operadoras de telefonia.

Este ano, a Anatel pretendia leiloar novas freqüências para redes WiMAX. O ponto mais polêmico é a proibição de que telefônicas regionais explorem banda larga sem fio nos mesmos Estados onde atuam como tele fixa. A Anatel defende a manutenção da proibição, sob o argumento de que a regra evita concentração de mercado.

Pela regra, a Telefônica, por exemplo, só poderia explorar redes WiMAX fora do Estado de São Paulo, onde já é dona do Speedy e fornecedora de serviços de telefonia fixa.

As telefônicas, no entanto, contestam a restrição. O leilão foi suspenso e um novo edital deverá ser publicado em 2007, com regras acordadas entre as partes.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/22122006-12.shl

Nenhum comentário: