26.12.06

Informática: Falhas no Windows Vista podem atrasar o adoção do software

O lançamento do Windows Vista, mais recente sistema operacional da Microsoft, teve como principal foco a segurança. No entanto, uma reportagem do jornal “The New York Times” afirma que brechas divulgadas recentemente colocam em xeque a credibilidade do software e podem atrasar sua adoção.

No dia 15 de dezembro, um programador russo divulgou uma falha que possibilita a pessoas mal-intencionadas aumentar os privilégios relacionados ao sistema operacional. No final de semana, continua o jornal, a empresa de segurança Determina afirmou ter avisado a Microsoft sobre uma falha e outras cinco vulnerabilidades na plataforma.

Por conta dos problemas, muitos clientes corporativos da empresa de software devem esperar mais para adotar o novo sistema operacional, disponível somente para empresas -- o lançamento para usuários domésticos está previsto para janeiro. A Microsoft investiu milhões de dólares para divulgar a marca Vista, afirmando que esse é o produto mais seguro já desenvolvido pela companhia.

Na sexta-feira (22), um executivo da Microsoft afirmou que a organização está “monitorando de perto” a vulnerabilidade descrita pelo especialista russo. “Até agora, não observados qualquer ataque relacionado ao problema. Apesar de saber que essa vulnerabilidade afeta o Windows Vista, tenho muita confiança que essa é a plataforma mais segura para seus usuários”, escreveu Mike Reavey, gerente de operações do Centro de Respostas de Segurança da Microsoft, segundo o “The New York Times”.

Nicole Miller, porta-voz da gigante do software, afirmou no sábado (23) que a empresa também estava investigando os problemas reportados pela Determina.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1399725-6174,00.html

Nenhum comentário: