26.12.06

Tecnologia: Software em celular promete o fim das ligações inconvenientes

A pesquisadora australiana Christine Satchell, da Universidade de Melbourne, trabalha no desenvolvimento de um sistema chamado Swarm, que divulga as atividades realizadas por usuários de telefones celulares. A novidade segue uma prática parecida com aquelas adotadas pelos comunicadores instantâneos -- que mostram se o usuário está disponível para conversas -- e pode evitar ligações inconvenientes.

O produto indica o que a pessoa está fazendo naquele momento. Por enquanto, são seis tipos de ocupação: curtir as férias, se socializar, dirigir, realizar atividades de lazer, dormir ou trabalhar. A data de lançamento do software não foi divulgada.

“Vai ficar mais fácil fugir do trabalho na sexta-feira à tarde para beber. O sistema mostrará ao chefe que você está trabalhando, enquanto os amigos saberão que você está a caminho do bar”, exemplificou a revista “New Scientist”, que divulgou a novidade. Enganar o chefe é possível porque o sistema divide os contatos em grupos, como “trabalho” e “amigos” – uma das opções do sistema permite que cada categoria veja um ícone diferente.

Um amigo inconveniente também poderá ser colocado junto aos colegas de trabalho, para sempre achar que o usuário está ocupado com atividades profissionais. Com a novidade, os contatos terão mais facilidade para definir se aquela é uma boa hora para telefonar: alguém que está em seu momento de lazer, por exemplo, pode esperar para receber uma má notícia relacionada à empresa na qual trabalha.

No futuro, diz a “New Scientist”, novos ícones serão adicionados, como um copo de bebida para indicar uma ida ao bar. Essas informações só ficarão disponíveis para os usuários de uma rede de contatos, como acontece com alguns dados divulgados em sites de relacionamento.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1399835-6174,00.html

Nenhum comentário: