31.12.06

Informática: Microsoft "empresta" notebook a blogueiros e gera polêmica


No começo desta semana, um seleto grupo de blogueiros de tecnologia norte-americanos recebeu um "presente" da Microsoft: um notebook Acer Ferrari 1000, equipado com processador Turion 64x2 de 1.8 GHz, 1 Gb de RAM e disco rígido de 160 Gb. Alguns correram para publicar em suas páginas o fato de terem sido escolhidos, mas a iniciativa da empresa, em parceria com a assessoria de relações públicas Edelman, não pegou bem na blogosfera.

O notebook foi enviado para que eles pudessem testar o Windows Vista Ultimate, a versão mais incrementada do novo sistema operacional da Microsoft, em um processador Turion de dois núcleos de 64 bits, da AMD. Em um comunicado, que foi reproduzido pelo blog Laughing Squid, a empresa não esclarecia qual destino deveria ser dado ao produto, declarava apenas que sua devolução seria "bem-vinda", mas recomendava outras duas opções: envolvê-lo em uma doação ou em uma promoção entre os leitores.

Ou seja, no final das contas, o blogueiro poderia ficar com o notebook, o que gerou uma discussão ética na Internet. "A única conclusão a que posso chegar é que isso é eticamente indiferenciável do suborno", escreveu Joel Spolsky, dono do Joel on Software, sugerindo que alguns poderiam se sentir "obrigados" a publicar um post sobre novo Windows - ou mesmo a elogiar o sistema operacional.

Robert Scoble, blogueiro e ex-evangelista técnico da própria Microsoft, discorda e diz que a iniciativa é uma "boa idéia", pelo fato da empresa tornar possível o teste do Vista - sem a necessidade de instalá-lo na própria máquina. Para ele, os profissionais poderiam, facilmente, evitar a "pegajosa" questão ética. "Você revelou (ter recebido o notebook)? Se sim, você é ético. Se não, você não é", explicou.

Scott Beale, dono do do Laughing Squid, saiu na frente e está leiloando o seu notebook no eBay. O valor obtido será doado à Electronic Frontier Foundation, entidade sem fins lucrativos que defende a liberdade e os direitos civis no mundo digital. Até a tarde desta sexta-feira, o maior lance atingia valor equivalente a mais de R$ 43 mil. O mesmo computador custa o equivalente a pouco mais de R$ 4,1 mil na Amazon.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1323696-EI4802,00.html




Hey Microsoft, não está esquecendo de nada não? Brasil!!! olha o SerNerd aqui, já postei varias vezes falando do Windows Vista! sou um beta tester dos seus programas também!!


Notícia enviada pelo nerd "Marcelo Maia" de Niterói/RJ

Nenhum comentário: