21.12.06

Tecnologia: Invento transforma óculos em tela de cinema

Uma companhia israelense de fibra óptica desenvolveu um projetor que transforma óculos em telas pessoais de cinema.

A tecnologia, que até agora era vista somente em filmes como "Missão Impossível", projeta na lente do óculos uma imagem em vídeo em formato cinema que é imperceptível por outras pessoas.

"Imagine que você está em uma reunião e quer ler seu email... você simplesmente aperta um botão no celular no seu bolso e começa a lê-lo enquanto olha atentamente para pessoa que está fazendo a apresentação diante de você", disse Ari Grobman, diretor de desenvolvimento de negócios da Lumus, em entrevista.

A Lumus (www.lumus-optical.com) já foi contatada por grandes fabricantes de celulares e dispositivos portáteis de mídia e espera que o produto esteja no mercado em 2007, disse Grobman à Reuters.

Motorola é um dos investidores na companhia financiada por capital de risco.

O produto pode ser usado como uma lente corretiva comum, mas também cria uma imagem equivalente a uma tela de 70 polegadas vista a 3 metros de distância, disse Grobman.

A diferença entre o aparelho e óculos comuns é a pequena caixa preta conectada à armação que recebe os sinais de vídeo e os projeta nas lentes. As ondas de luz viajam por fibra óptica pelas lentes, onde são ampliadas e direcionadas aos olhos.

Além de ver filmes e checar emails, Grobman disse que a tecnologia poderá eventualmente fornecer navegação virtual a motoristas com a ajuda de sistema de posicionamento por satélite (GPS).


http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122006/20122006-6.shl 

Nenhum comentário: