22.12.06

Tecnologia: Movimento de cobras inspira criação de robô para cirurgia


Cientistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, se inspiraram nos movimentos das cobras para criar uma máquina que deve equipar as salas de cirurgia do futuro. A ferramenta facilitará as operações realizadas na garganta, permitindo mais precisão na hora de fazer incisões e suturas.

Para realizar procedimentos em áreas estreitas, os médicos geralmente precisam inserir e manipular instrumentos longos e rígidos, junto a uma câmera. Com o robô, será possível utilizar duas espécies de tentáculos, com garras na ponta para segurar instrumentos, que vão se movimentar com mais liberdade, podendo inclusive fazer “curvas”.

O médico controlará remotamente essa máquina que tem uma câmera, enquanto visualiza imagens em três dimensões na tela de um computador. A precisão dos movimentos é garantida por um software bastante sofisticado.

“Queremos trabalhar em parceria com os médicos, para que eles possam realizar seu trabalho da melhor maneira. A mão humana é excelente para cirurgias, mas tem suas limitações”, afirmou Russell H. Taylor, líder do projeto e professor de ciência da computação do Centro de Engenharia e Pesquisa para Sistemas Cirúrgicos Integrados a Computadores e Tecnologia, que fica na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

Segundo o especialista, deve demorar cerca de cinco anos para que a ferramenta seja adotada em salas de cirurgia. Todos os procedimentos realizados com a ajuda do robô ficarão gravados e poderão ser consultados para os médicos estudarem a evolução de seus pacientes.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1395867-6174,00.html

Nenhum comentário: