25.1.07

Tecnologia: Intel enfrenta AMD com processadores gráficos


Nova divisão da Intel vai desenvolver chips gráficos para competir com a linha ATI, da AMD, e com a Nvidia.
A Intel já fabricou processadores gráficos avulsos no passado. Mas, nos últimos anos, tem preferido concentrar-se em circuitos de processamento gráfico integrados ao chipset da placa-mãe. Agora, ao que parece, a empresa planeja voltar a fornecer chips avulsos para placas de vídeo.
No site da companhia, um anúncio de emprego busca profissionais especializados no desenvolvimento de processadores gráficos. O anúncio diz que o Visual Computing Group da Intel vai desenvolver componentes gráficos avulsos, baseados em arquiteturas de múltiplos núcleos, para micros avançados.
A iniciativa da Intel vem sendo interpretada como uma reação à compra da ATI pela AMD. Como a aquisição da Nvidia talvez não seja uma opção atraente (por razões financeiras ou operacionais), a Intel teria optado por criar sua própria unidade de processadores gráficos.
Ainda que as placas de vídeo avulsas sejam um item obrigatório nos micros avançados, seu uso tem diminuído com o tempo. Máquinas mais econômicas têm o circuito de vídeo embutido na placa-mãe. A mesma coisa acontece, obviamente, com os notebooks, que tem ocupado uma porção cada vez maior do mercado de micros.
Mas o processamento gráfico avançado tem espaço garantido nos consoles de jogos e nos PCs. No futuro, essa função poderá ser cumprida por um ou mais núcleos adicionais inseridos no processador central ou no chipset da placa-mãe. Essa seria uma das razões para o interesse da AMD e da Intel nesse tipo de produto.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012007/23012007-22.shl

Nenhum comentário: