2.1.07

Tecnologia: Programa escolhe o que o usuário deve ler em enciclopédia


Organizar o material de leitura de acordo com interesses e assuntos específicos pode custar um certo trabalho na busca pela internet. Buscando uma forma de agilizar o preparo dos textos utilizados na aula que dá a alunos da graduação, Alexander Wissner-Gross, estudante de doutorado em física na Universidade de Harward, desenvolveu um software que gera uma lista de materiais de leitura adequados aos interesses específicos dos usuários.

O programa foi gerado a partir da análise da forma como as informações estão conectadas na Wikipedia, enciclopédia online gratuita escrita por voluntários. Foram usados algoritmos que analizam o a estrutura do hipertexto do site, capazes de identificar as páginas "mais importantes" na Wikipedia sobre determinado tópico. Eles também foram usados "para achar páginas sobre uma determinada área, como física, que também tivessem informações sobre outro assunto aleatório de interesse, como helicópteros", disse Wissner-Gross ao site da revista "New Scientist".

Um algoritmo parecido com o que é utilizado pelo Google foi bastante efetivo. Ele obtém a popularidade de uma página examinando o número de outras páginas que têm um link para ela e também a popularidade dessas páginas. Outro algoritmo, que examina o número de links necessários para ir de um artigo a outro também produziu bons resultados em listas curtas.

"Se um estudante de medicina tem interesse particular em neurociência, posso fazer uma lista customizada de leituras específicas para ele", conta Wissner-Gross. Ele acredita que o software possa ajudar pesquisadores que querem se atualizar rapidamente em um assunto específico, selecionando o material que se encaixa melhor em seus conhecimentos e especialidades.

Potencial
Para Jon Kleinberg, especialista em redes de informação na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, o projeto tem potencial. "Analisar a estrutura da Wikipedia é definitivamente uma forma bastante promissora para ajudar os usuários a lidar com sua imensa quantidade de conteúdo."

Mas Kleinberg afirma que há diversas outras formas com potencial a serem usadas. Ele sugere, por exemplo, explorar a identidade individual dos editores da Wikipedia. "Pode ser feita uma analogia diferente, colocando a Wikipedia como um sistema onde diversos editores expressam interesse em determinados tópicos, através da edição das páginas. Deste modo, pode-se tentar colocar recomendações, interligando páginas editadas pelas mesmas pessoas."

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1406125-6174,00.html

Nenhum comentário: