8.2.07

Tecnologia: Lula diz que Brasil apostará em biotecnologia para conter mudanças climáticas

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou hoje que o país cumpriu a parte que lhe cabia para evitar o agravamento das mudanças climáticas, e se propôs buscar um maior desenvolvimento sustentável, com o impulso dos combustíveis alternativos e investimentos em biotecnologia.
O governante se referiu aos progressos que o Brasil alcançou na tecnologia para desenvolver biocombustíveis, durante uma cerimônia na qual foi lançada uma política dirigida a atrair investimentos para o setor biotecnológico, em um país que é responsável por 20% da biodiversidade do planeta.
"Temos condições de mostrar ao mundo que plantar combustíveis é a melhor forma de colher justiça social e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do efeito estufa, que tanto mal causa ao planeta", afirmou o presidente.
"Queremos compartilhar com o mundo esta porta de saída para o aquecimento global", disse ele, sobre a utilização de combustíveis como o etanol, procedente da cana de açúcar, e o biodiesel, elaborado com plantas como a palma e o rícino.
Lula assegurou que a expansão dos biocombustíveis pode aumentar "a esperança em um futuro mais sustentável", e que o Brasil apostará nesta tecnologia, apesar de sua política de preservação ambiental já ter dado resultados concretos.
Ele afirmou que essa política reduziu em 52% o desmatamento da Amazônia desde 2003, e que isso permitiu evitar o lançamento de cerca de 430 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, em quatro anos.
"No inquieto amanhecer do século XXI, são nítidos os sinais de emergência que batem nossa porta. Mais nítida ainda é a percepção de que só a cooperação entre democracia, ciência e economia poderá equilibrar o alerta social e ambiental que nos convoca e nos desafia", disse.
"A biotecnologia tem que ser entendida como uma ponte entre o desenvolvimento e a natureza, para alcançar o futuro sustentável pelo qual tanto lutamos e ansiamos", acrescentou.
O Brasil, com 20% da biodiversidade do mundo, reúne as condições para ocupar um lugar de destaque no setor de biotecnologia, segundo o presidente.
Para Lula, a política brasileira de biotecnologia pode transformar o país, nos próximos dez ou quinze anos, em um dos cinco maiores pólos mundiais do setor.
As medidas incluídas na política de incentivo à biotecnologia buscam atrair investimentos privados para pesquisas nos setores de saúde, agronegócio, biotecnologia industrial e biotecnologia ambiental.
O Governo calcula que os incentivos anunciados atrairão investimentos anuais para os quatro setores no valor de R$ 1 bilhão. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1450499-6174,00.html

Nenhum comentário: