31.3.07

Informática: Cursores do Windows têm falha perigosa


Os cursores animados do Windows, utilizados como alternativa para a seta do mouse, podem abrir espaço para ataques de piratas virtuais aos computadores, segundo alerta da própria Microsoft. A gigante dos softwares está investigando denúncias de que, com armadilhas em sites ou anexos de e-mails contendo um código que explora a falha, pessoas com intenções maliciosas podem “seqüestrar ” um PC com Windows.

Segundo analistas de segurança, a falha é bastante perigosa. A Microsoft alertou os usuários para terem cuidado com os anexos e atualizarem os softwares de segurança, baixando os arquivos capazes de localizar e parar o código malicioso.

Segundo o site da BBC, simplesmente bloquear qualquer arquivo “.ani”, extensão que marca os cursores animados, não funciona. Muitos hackers estão renomeando os arquivos maliciosos para disfarçar sua natureza perigosa.

“Essa exploração acontece silenciosamente”, disse a empresa de segurança McAfee, uma das primeiras a achar a falha. Uma vez instalado, o código pode fazer o download e executar qualquer outro arquivo.

Segundo a Microsoft, versões diferentes do Windows estão sujeitas ao ataque, entre elas o Vista, XP, 2000 e Server 2003. A empresa disse que aqueles que utilizam o software de correio eletrônico Outlook Express estão tão vulneráveis quanto os que usam o Windows Mail no Vista. Entretanto, a Microsoft afirma que os usuários do Outlook 2007 estão protegidos.
Empresas de segurança disseram que o uso de um navegador alternativo, como o Opera ou o Firefox 2.0, pode trazer menos vulnerabilidade, assim como o uso do Internet Explorer 7.0 no Windows Vista. Apesar disso, analistas ressaltam que os piratas virtuais continuam desenvolvendo novas formas de ataque, por isso é preciso tomar cuidado para novas abordagens que atinjam esses navegadores.


Nenhum comentário: