Sem idéias originais, internautas copiam vídeos conhecidos para ganharem popularidade.Remakes, transformação em músicas e efeitos especiais são as estratégias mais usadas.
Nunca na história da televisão gafes foram tão perigosas. Antes limitadas aos telespectadores que acompanhavam a transmissão, elas agora invariavelmente vão parar no YouTube, ganhando proporções colossais. Tamanho é o sucesso que a última moda no site é reinventar: remakes, criação de músicas, efeitos especiais -- vale tudo para tentar pegar carona no sucesso alheio.
A lógica é a seguinte: fazer um vídeo original no YouTube virar mania é muito difícil. Mais fácil, é buscar no próprio site a inspiração para novas produções, baseadas no que está em evidência no momento. Um exemplo que tem feito bastante sucesso é um vídeo que mostra o repórter Lasier Martins tomando um choque durante uma reportagem sobre uvas.
Apesar de curto, o vídeo é recheado de partes engraçadas, e um prato cheio para a ação da criatividade dos internautas. Entre as derivações, estão versões musicalizadas, como o Funk do Lasier e o Melô do Lasier, remakes feitos por internautas, substituindo as uvas originais por garrafas de refrigerante, e até mesmo um que coloca efeitos especiais, para deixar o choque mais “cinematográfico”.
Apesar de curto, o vídeo é recheado de partes engraçadas, e um prato cheio para a ação da criatividade dos internautas. Entre as derivações, estão versões musicalizadas, como o Funk do Lasier e o Melô do Lasier, remakes feitos por internautas, substituindo as uvas originais por garrafas de refrigerante, e até mesmo um que coloca efeitos especiais, para deixar o choque mais “cinematográfico”.
* De link em link
Os vídeos que aparecem relacionados em cada página do YouTube, de acordo com palavras-chave, são o caminho que leva as cópias a alcançar sucesso -- algumas vezes, aliás, semelhante ao original. Há casos, como o de um vídeo cuja graça é o som de um homem repetindo a frase “as árveres somos nozes”, em uma tentativa frustrada de falar corretamente “as árvores somos nós”, em que a falta de uma imagem original (as versões são todas com imagens inseridas depois) impossibilita saber qual é o pioneiro.
Este vídeo, por exemplo, têm versões que intercalam frases com desenhos, outras em que fantoches de pelúcia são colocados como os autores do som e ainda aquelas em que pessoas fazem o papel de “atores”, dublados pela gravação.
Famoso no universo da web já há algum tempo, a gravação de uma reportagem de TV que entrevista Jeremias, um homem bêbado que foi preso, virou hit e fonte de inspiração para diversos internautas, interessados em conseguir um espaço no estrelato fornecido pelo YouTube. Pessoas imitando as frases sem sentido de Jeremias são a cópia mais comum, mas a transformação do clássico em funk também está entre as transformações do “sucesso”.
Os gringos também têm a mesma mania dos brasileiros. O vídeo "Star Wars kid", onde um menino imita os movimentos dos cavaleiros Jedi do filme Guerra nas Estrelas com um cano de ferro, se tornou um clássico da internet e já ganhou diversas versões. O garoto já foi colocado para enfrentar os agentes da Matrix, os vilões do filme Kill Bill, o malvado Saruman do Senhor dos Anéis, os Teletubbies e até o próprio mestre Yoda.
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