Até o final de 2008, mais de 600 mil máquinas de venda de cigarros no Japão, onde a maioria dos adolescentes japoneses compram seus maços, serão equipadas com um dispositivo de verificação de idade. A medida é um tentativa de coibir o fumo entre os jovens, que comprar seus cigarros no caminho da escola tão facilmente quanto uma lata de refrigerante.
Para comprar um maço a partir das máquinas no futuro, os fumantes terão que passar um cartão em um leitor eletrônico para provarem que estão acima da idade legal de 20 anos. Os cartões Taspo, que mostram foto, nome e data de validade, serão emitidos pelo Instituto de Tabaco do Japão, uma associação de varejistas de fumo. Eles são equipados com um chip que permite aos consumidores pagarem eletronicamente suas compras.
Os detalhes das transações serão transmitidos sem fio de cada máquina vendedora para um sistema fornecido por um grupo de companhias liderado pela NTT Data, unidade da gigante da telefonia celular japonesa Nippon Telegraph Telephone.
"Máquinas de cigarro estão espalhadas por toda a parte e ninguém me impede de comprar", disse um jovem de 17 anos enquanto comprava um maço de Mild Seven, marca mais popular no Japão, em uma máquina. "Eu acho que não vai ser tão fácil mais", lamentou.
O sistema será instalado gradualmente e já foi testado em dois locais -- uma pequena cidade em Chiba, em 2002, e em uma cidade da ilha de Kyushu, no sul do país, em 2004.
"Moradores locais disseram que os adolescentes pararam de ficar em volta das máquinas de cigarros como costumavam ficar", disse Hiroshi Yokoya, porta-voz do instituto de tabaco.
Contra o álcoolOutra abordagem tecnológica está ajudando a manter as estradas livres de motoristas bêbados. Companhias de transportes estão usando celulares acoplados a bafômetros para terem certeza que seus motoristas não estão dirigindo embriagados.
Para verificar se o motorista que está soprando na máquina é mesmo o verdadeiro, o processo acontece enquanto ele está conectado a um supervisor por videoconferência.
A operadora celular DoCoMo afirma que vendeu 1.500 sensores de álcool a 150 empresas desde o lançamento do sistema em junho de 2006. Um sistema similar vendido pela operadora rival KDDI, que usa email em vez de videoconferência, também está equipado com tecnologia de posicionamento por satélite (GPS) que ajuda as empresas a rastrearem as localizações exatas dos motoristas.
Para comprar um maço a partir das máquinas no futuro, os fumantes terão que passar um cartão em um leitor eletrônico para provarem que estão acima da idade legal de 20 anos. Os cartões Taspo, que mostram foto, nome e data de validade, serão emitidos pelo Instituto de Tabaco do Japão, uma associação de varejistas de fumo. Eles são equipados com um chip que permite aos consumidores pagarem eletronicamente suas compras.
Os detalhes das transações serão transmitidos sem fio de cada máquina vendedora para um sistema fornecido por um grupo de companhias liderado pela NTT Data, unidade da gigante da telefonia celular japonesa Nippon Telegraph Telephone.
"Máquinas de cigarro estão espalhadas por toda a parte e ninguém me impede de comprar", disse um jovem de 17 anos enquanto comprava um maço de Mild Seven, marca mais popular no Japão, em uma máquina. "Eu acho que não vai ser tão fácil mais", lamentou.
O sistema será instalado gradualmente e já foi testado em dois locais -- uma pequena cidade em Chiba, em 2002, e em uma cidade da ilha de Kyushu, no sul do país, em 2004.
"Moradores locais disseram que os adolescentes pararam de ficar em volta das máquinas de cigarros como costumavam ficar", disse Hiroshi Yokoya, porta-voz do instituto de tabaco.
Contra o álcoolOutra abordagem tecnológica está ajudando a manter as estradas livres de motoristas bêbados. Companhias de transportes estão usando celulares acoplados a bafômetros para terem certeza que seus motoristas não estão dirigindo embriagados.
Para verificar se o motorista que está soprando na máquina é mesmo o verdadeiro, o processo acontece enquanto ele está conectado a um supervisor por videoconferência.
A operadora celular DoCoMo afirma que vendeu 1.500 sensores de álcool a 150 empresas desde o lançamento do sistema em junho de 2006. Um sistema similar vendido pela operadora rival KDDI, que usa email em vez de videoconferência, também está equipado com tecnologia de posicionamento por satélite (GPS) que ajuda as empresas a rastrearem as localizações exatas dos motoristas.
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