De acordo com a revista Veja, a Microsoft inicia no segundo semestre seu esforço junto a governos e organismos de educação no mundo para vender uma versão popular de seu sistema operacional Windows XP e da suíte Office para programas de inclusão digital.
Cada licença de US$ 3 dará direito ao comprador instalar o Windows XP Start Edition, além da suíte Office e programas educacionais como o Microsoft Math 3.0 e o Learning Essentials. O desconto é de 99,25% em relação ao preço cobrado por estes programas no varejo.
Com a iniciativa, a Microsoft pretende viabilizar sua plataforma para projetos educacionais. Programas de inclusão digital em massa, como o projeto do laptop de US$ 100 da OLPC, e o programa PC para Todos, do governo brasileiro, usam apenas distribuições Linux nos computadores que chegarão a milhões de novos usuários.
A idéia da Microsoft é adotar um preço baixo e tornar-se competitiva em iniciativas de inclusão que formarão grande número de novos usuários.
A MS acredita que, até 2015, mais de um bilhão de pessoas que nunca usaram um PC vão entrar neste mercado e a Microsoft planeja atrair estes usuários para sua plataforma e não deixá-los se familiarizar com outros sistemas, como as distribuições Linux.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042007/23042007-7.shl
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