Uma pesquisa da organização SpamHaus avalia que a maior parte do spam que circula na internet é enviada por grupos profissionais, que se dedicam a espalhar publicidade, disseminar vírus ou vender produtos de forma informal.
A organização rastreou a origem de milhares de mensagens não solicitadas e mapeou 200 grupos que, segundo a SpamHaus, respondem por 80% do spam na rede.
Estes spammers profissionais se dedicam a construir redes zumbis e trocam incessantemente de provedor e serviço de e-mail para maximizar o envio de mensagens não solicitadas.
O estudo diz ainda que uma falha grave no combate ao spam é o fato de existirem milhares de pequenos provedores que não possuem cuidados mínimos com segurança e combate ao envio em massa de mensagens. A maior parte dos provedores negligentes, diz a Spamhaus, está concentrada na Ásia e América do Sul.
A SpamHaus avalia que apenas 20% do spam no mundo é de responsabilidade de grupos amadores ou pessoas que, individualmente, espalham mensagens pela internet.
A organização mantém uma lista em seu site com a relação dos domínios mais populares para envio de spam. Entre eles estão, verizon.com, att.net e vsnlinternational.com. A pesquisa avaliou mensagens não solicitadas recebidas por usuários comuns na América do Norte e Europa.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/28052007-4.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário