26.6.07

Informática: Genéricos do Orkut mostram divisão de classe

Os sites de redes sociais estão cada vez mais mostrando a divisão entre classes socioeconômicas, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia. Nos últimos anos, páginas como MySpace e Facebook tiveram um crescimento enorme e se tornaram alguns dos destinos mais populares da internet -- seus participantes, porém, têm uma grande diferença social.

Danah Boyd, que conduziu o estudo, coletou dados através de uma série de entrevistas nos últimos nove meses com jovens que usam os sites, mostrando que há uma clara diferenciação entre os usuários de cada página.

“O MySpace era a página legal para adolescentes que ainda estão no colégio, e o Facebook para aqueles que já estão na faculdade”, afirmou. “Hoje isso está mudando, e parece ter mais relação com classes sociais”.

Os usuários típicos do Facebook, segundo ela, “tendem a vir de famílias que enfatizam a educação e vão para a universidade, sendo na sua maioria, mas não todos, brancos”.

O MySpace, por outro lado, “ainda é o espaço para jovens hispânicos e latinos, muitos imigrantes, assim como outros que não fazem parte do paradigma tradicional do ensino médio”.

Segundo o site do jornal “The Guardian”, a diferença de classes entre os sites pode estar em suas origens: até o ano passado, o Facebook era limitado para estudantes universitários e pessoas que tivessem um endereço de e-mail de uma instituição acadêmica.

A pesquisa também comenta a recente decisão do exército dos EUA de banir acesso de alguns sites, entre eles o MySpace, por seus soldados. Para ela, a decisão evidencia as diferenças sociais nas forças armadas.

“O MySpace foi banido no exército, mas não o Facebook. Essa decisão é bastante interessante, pois mostra a divisão, até mesmo nas forças armadas. Os soldados estão no primeiro, e os oficiais, no segundo”, explicou Danah.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL58503-6174,00.html

Nenhum comentário: